English Spain Français Deutsch Italian

domingo, 14 de abril de 2013

XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ENS - BRASÍLIA/DF - VOCÊ NOS OLHA E NÓS, SENHOR, CONSEGUIMOS TE VER? - CARLO E MARIA CARLA VOLPINI



Brasília, 23/07/2012 - 09:00 h

Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um Samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o...
Perdoem-nos se mais uma vez relemos alguns versículos do evangelho que já ouvimos esta manhã e que há alguns dias estamos todos aprofundando. Certamente esta parte do texto nos deixa quase sem fôlego pela sucessão dos acontecimentos, uns acontecimentos que não têm apenas um significado físico, mas que exprimem, com um dinamismo extraordinário, os pensamentos e os sentimentos daqueles que vivem as ações descritas.
Descer, dar de frente, despojar, maltratar, retirar-se, deixar, descer novamente, chegar, passar adiante, viajar, passar adiante novamente: 2 versículos, 5 linhas e 10 verbos que exprimem uma série de ações consecutivas e num rápida sucessão. E, por fim, o verbo ver repetido 3 vezes: um sacerdote o viu, um levita o viu, um samaritano o viu.., ver é o único verbo que não exprime movimento físico mas contém, neste contexto, uma infinidade de movimentos interiores do coração, do espírito, da mente, da alma.
Juntos procuraremos entender plenamente o que o Senhor quer nos dizer através destes versículos da parábola, concentrando em particular nossa atenção no verbo “ver”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário