English Spain Français Deutsch Italian

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A PALAVRA DO PAPA FRANCISCO - A IGREJA SEM CRISTO TORNA-SE UMA ONG PIEDOSA (14/03/2013)



O novo Papa falou de improviso na sua primeira homilia. "As coisas não são assim tão fáceis", alertou. "Porque no caminhar, construir, confessar, às vezes há tropeços, há movimentos que não ajudam o caminho, são movimentos que nos puxam para trás."
Da primeira homilia do recém-eleito Papa Francisco, proferida na Capela Sistina durante a missa solene de encerramento do Conclave, ficam três palavras-chave: caminhar, edificar, confessar. "Podemos caminhar o que quisermos, edificar o que queremos, mas se não confessarmos Jesus Cristo, as coisas não avançam. Tornamo-nos como uma ONG piedosa, mas não Igreja esposa de Cristo. Quando não se edifica, o que acontece? Acontece o que acontece com as crianças na praia - criam castelos na areia, tudo vem abaixo, sem consistência", apontou o Papa.
"Caminhar, construir, confessar", voltou a frisar o Papa nesta sua primeira homilia como líder da Igreja Católica. "Mas as coisas não são assim tão fáceis", alertou. "Porque no caminhar, construir, confessar, às vezes há tropeços, há movimentos que não ajudam o caminho, são movimentos que nos puxam para trás."
A homilia do Papa Francisco veio como um desafio. "Este Evangelho prossegue com uma situação especial - é que mesmo Pedro, que tinha confessado Cristo, disse 'sim, Tu és Filho de Deus e sigo-te', mas não falou de cruz. Quando caminhamos sem cruz, construímos sem cruz, confessamos Cristo sem cruz, não somos discípulos do Senhor."
Sem cruz, sublinhou o Papa, "somos mundanos". "Somos bispos, padres, cardeais, Papas, tudo, mas não discípulos do Senhor". "Gostaria que nós, depois destes dias de graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor, de edificar a Igreja sobre o sangue derramado na cruz e assim caminharmos. Assim a Igreja vai em frente."
O Papa falou de improviso, sem texto preparado, sobre o caminho da Igreja e viu algo em comum nas três leituras da missa: "o movimento". "Na primeira leitura, o movimento do caminho. Na segunda, a edificação da Igreja. Na terceira, o Evangelho do movimento da confissão. Caminhar, edificar, confessar", resumiu.
Elaborando a homilia sobre estas três ideias, o Papa Francisco começou por falar, em primeiro lugar, sobre caminhar. "Caminhai na luz do Senhor, isto foi o que em primeiro lugar Deus disse a Abraão, caminha na minha presença. A nossa vida é um caminho e, quando paramos, as coisas não vão bem. Caminhar sempre na presença do Senhor, à luz do Senhor, procurando viver na irrepreensibilidade que Deus pedia a Abraão."
Em segundo lugar, edificar, construir. "Edificar a Igreja. Fala-se de pedras. As pedras têm consistência, são pedras vivas, benzidas pelo Espírito Santo. Edificar a Igreja, esposa de Cristo sobre a pedra angular que é Nosso Senhor. É outro movimento da nossa vida, edificar", disse.
Em terceiro lugar, "confessar". "Podemos caminhar o que quisermos, edificar o que queremos, mas se não confessarmos Jesus Cristo, as coisas não avançam", apontou o Papa, antes de tomar emprestada uma citação de Leon Bloys. "Quem não confessa Deus, confessa o Diabo, a mundanidade do Diabo", referiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário