English Spain Français Deutsch Italian

sábado, 17 de agosto de 2013

RETIRO - ENCONTRAR-SE COM DEUS (DINÂMICA DA EQUIPE 12 - AGOSTO DE 2013)

Encontrar-se profundamente consigo e com Deus é uma exigência profunda da alma humana. Para isso, o retirar-se do cotidiano é uma necessidade para nós.
Poderíamos dizer que sempre dentro do coração da humanidade cresceu e se desenvolveu a necessidade de parar diante dos compromissos, especialmente aqueles pesados e cheios de responsabilidades... parar para recarregar as baterias e poder refazer o tecido profundo da relação que nos une a Deus e às pessoas humanas que nos rodeiam. Encontramos isso em todas as culturas.
Fala-se que também os egípcios, os gregos e até os romanos, que prezavam a guerra, o domínio e o di­reito, possuíam lugares dedica­dos à reflexão e à oração, para fortalecer na própria religiosidade o vínculo que os unia ao cosmo. Também aqui na América Latina há vestígios de lugares próprios para a reflexão, para um “retirar-se” do mundo e da vida do dia a dia.
Jesus testemunhou a seus discípulos como é importante afastar-se temporariamente das atividades diárias para estar só com o Pai. Os Evangelhos salientam a atitude constante de Jesus em subir ao monte, onde passava a noite em oração, em diálogo com o seu Abba. Antes de iniciar a sua vida pública, Ele passa 40 dias no deserto, preparando a humanidade do seu corpo e da sua mente para anunciar a boa nova do reino. Se Jesus Cristo amava tanto o deserto, zelava tanto por encontrar em sua vida estes momentos de intimidade e familiaridade com o Pai, nós, que nos deixamos constantemente roubar e despo­jar pelas coisas materiais, também nos preocuparemos em buscar o deserto de um Retiro, a fim de nos abastecer de Deus, encontrá-Lo a sós no silêncio interior, escutando-O na Palavra e na meditação.
Os discípulos ouviram de Jesus Cristo, o Mestre, estas carinhosas palavras: “Vamos sozinhos para algum lugar deserto, para que vocês descansem um pouco” (Mc 6,31).
Como não priorizar o Retiro das Equipes de Nossa Senhora, nós que buscamos em casal a santidade?
Neste ano, queremos descobrir melhor quem é Jesus. Somente num convívio maior com Ele poderemos dizer por nós mesmos, de coração, com São Pedro, que Ele é o Cristo de Deus, o nosso Salvador, aquele que nos ama e deseja ardentemente que correspondamos ao seu amor. Ele é o Esposo apaixonado pela sua Igreja, por quem dá a vida.
O Retiro é também, e disso temos necessidade, um tempo propício para avaliar a nossa caminhada, ver como estamos vivenciando os demais Pontos Concretos de Esforço, fazer uma revisão da vida, para aparar as arestas, recompor caminhos, renovar nosso casamento na graça do Senhor.
Que a experiência viva de Deus perpasse as veias de cada um no retiro deste ano.
 
Martha e Simão Pedro, CR Região Norte I, Eq. 22D
Manaus/AM
Carta Mensal de Agosto 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário