English Spain Français Deutsch Italian

domingo, 18 de agosto de 2013

A ESCOLHA DE UMA REGRA DE VIDA (DINÂMICA DA EQUIPE 12 - AGOSTO DE 2013)

Abrir-se ao Amor de Deus pela Oração
Antes de escolhermos uma Regra de Vida, será bom encontrarmo-nos com Deus, para, com humildade, nos abrirmos à Sua Vontade de Amor. É na leitura da Palavra e na oração quotidiana que Deus nos fala e nos dá a conhecer a Sua Vontade sobre nós próprios. Ele fala-nos, Ele revela-Se e esclarece-nos sobre o que espera de nós e, sobretudo, Ele seduz-nos. Assim, tornamo-nos, progressivamente, mais capazes de compreender a dimensão do Amor que Ele tem por nós. Ao sentirmo-nos amados, decidimos ser um pouco mais exigentes connosco próprios. Já não é o mero esforço pelo esforço que nos guia, mas é a descoberta do amor de Cristo por nós que nos impele a fazer esforços que transformem a nossa vida.
A Regra de Vida é pessoal e deve ter em vista o essencial.
Cada membro do casal é convidado a estabelecer uma Regra de Vida
pessoal; não uma Regra de Vida que vise apenas um progresso individual, mas um esforço que zele para que a vida do casal, a vida familiar, a vida social progridam também. Assim, a escolha de uma Regra de Vida deve ser feita de modo a melhorar e tornar mais coerente a vida conjugal e familiar, quer sobre o plano espiritual, quer sobre o plano humano. Trata-se, como com todos os outros Pontos Concretos de Esforço, de melhorar a nossa capacidade de encontro, diálogo e comunicação com Deus, com o nosso cônjuge e também com a nossa família e com todos os que nos rodeiam.
Melhorar… trata-se não só desenvolver os nossos dons e qualidades
pessoais, como, também de corrigir alguns pontos fracos. Pedir conselho a um sacerdote, ao cônjuge, a um amigo, poderá ser útil, mas é, sobretudo, a nossa própria consciência que devemos consultar.
Antes de ser ou de agir, é preciso ver bem onde está a fonte. Esta fonte é Cristo! Portanto, o ideal está no Evangelho. Só através da Pessoa de Cristo que nos ama, conheceremos o Caminho, a Verdade e a Vida.
A cartilha da nossa vida de casal, da nossa vida de família, da nossa vida social e da nossa vida profissional está assente no Evangelho. A direcção do nosso crescimento espiritual e humano só pode ser fixada numa relação de amor.
Adquirir progressivamente atitudes cristãs de vida.
• Procurar com assiduidade abrirmo-nos ao Amor de Deus;
• Desenvolver a nossa capacidade de viver na Verdade;
• Aumentar a nossa capacidade de reencontro, de comunhão e de
piedade.
Para obter estas três atitudes, as Equipas de Nossa Senhora, enriquecidas pela sua longa experiência, propõem aos seus Casais que «se obriguem» a pontos de esforço bem concretos e que se entreajudem, em equipa, a fim de conseguirem torná-los uma realidade.
Estes pontos são: a escuta regular da Palavra, o tempo quotidiano de Oração, a Oração Conjugal e, se possível, familiar, o Dever de se Sentar e o Retiro anual, se possível, em casal.
Mas isto não é tudo, também é proposto aos equipistas que assumam um esforço pessoal, isto é, que dêem um passo mais além.
Senhor Jesus Cristo, Verbo de Deus feito carne para nos salvar, conceda-me a graça de dar à sua Palavra o devido valor e atenção. Tire do meu coração toda a resistência e toda preguiça de me aplicar mais à leitura e à meditação da Sagrada Escritura. Meus Deus, ajude-me a viver de acordo com os seus ensinamentos. Amém.

Queridos amigos todos nós temos condições de fazermos nossa REGRA DE VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário