English Spain Français Deutsch Italian

domingo, 1 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO - (DINÂMICA DA EQUIPE 12 - SETEMBRO DE 2013)

“Se quiseres chegar ao conhecimento de Deus,
procura antes conhecer-te a ti mesmo” (Evágrio Pôntico)

Dentre os Pontos Concretos de Esforço indicados para serem vivenciados com maior intensidade pelos casais das Equipes de Nossa Senhora, acha-se a Meditação.

A palavra meditar, etimologica­mente, significa “ditar a mim”, isto é, conhecer-me a mim mesmo, conversar comigo mesmo (falar sozinho) para poder dialogar com meu Deus.

“A Meditação cotidiana desenvolve em nós a capacidade de escuta e de diálogo com Deus” (Guia das ENS).

Só o Espírito Santo nos dá o verdadeiro autoconhecimento. Sem Ele, nem o mais sábio dos homens é capaz de conhecer-se como deve, ou de perceber o estado íntimo de sua alma. Ele nos faz descobrir os verdadeiros motivos do nosso agir e as causas dos nossos pensamentos e dos nossos estados de ânimo.

É através da Meditação que ruminamos a Palavra de Deus, ingeri­da nas leituras bíblicas, palestras, retiros, momentos de reflexão..., pois tudo isto fornece subsídios para o nosso autoconhecimento, gerando em nós forças transformadoras.

Diz Santo Agostinho que em nosso intelecto convivem três fatos que são a razão do nosso agir: o fato presente das coisas passadas, a memória; o fato presente das coisas presentes, a ação; e o fato presente das coisas futuras, a perspectiva de ação. Quando absorvemos a Palavra de Deus e nos pomos em Meditação, vem à tona uma série de conhecimentos adormecidos em nosso subconsciente que, iluminados pelo Espírito Santo, irão nos ajudar a moldar as nossas ações em novas atitudes de vida: fazer a Vontade de Deus, viver a Verdade e viver o Encontro e a Comunhão.

É através destas atitudes que julgamos o nosso agir, que nos modificamos e que damos o rumo certo ao nosso existir.

A Meditação é a sinergia que desperta o nosso ser para uma renovação de vida, de acordo com as primícias evangélicas.

É pela Meditação que somos iluminados pela luz do Espírito Santo.

Anselmo Grünn
Adaptação de Lourdinha e Falcão
CR REGIÃO Pernambuco I
lourdes.falcao@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário