English Spain Français Deutsch Italian

domingo, 1 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO - (DINÂMICA DA EQUIPE 12 - SETEMBRO DE 2013)


Meditação é uma forma de oração. Talvez a mais difícil, porque pressupõe o cumprimento de algumas etapas preliminares e porque exige muita concentração durante a sua realização.
Uma boa preparação é condição para uma boa Meditação, o que inclui a escolha de um ambiente acolhedor e silencioso, o tempo disponível, o assunto sobre o qual meditaremos, respiração regular, postura confortável (mas não indolente), paz de espírito. Quando bem feita, essa etapa tem o poder de restaurar em nós a serenidade que propicia o encontro com o Pai.
Durante a Meditação, freqüente­mente somos tentados a nos distrair. É quando nos lembramos das tarefas urgentes (mas não prioritárias) que temos que fazer, de um problema não resolvido, de um gesto incompreendido, da notícia que chamou a nossa atenção, do filho que ainda não chegou... Nem por isso devemos abandonar o nosso propósito ou nos culpar. Deus sabe como são essas coisas e recompensará o nosso esforço, abrindo caminho para a concentração.
Agora, estamos prontos. É hora de nos concentrarmos, prestar atenção em Deus e perceber a sua presença junto de nós. Não meditamos para ficar em paz conosco mesmos, mas buscamos a paz para chegar a Deus. Nem devemos fazer da meditação uma fuga, mas um meio de conhecer melhor o Deus vivo que habita em nós. “Na Meditação (...) procuramos não propriamente pensar em Deus, mas estar com Deus”. (A Palavra que leva ao Silêncio, John Main, Paulus, 1987)
Com simplicidade, “entreguemo-nos à Meditação por Deus e não por nós mesmos” (ENS - Reunidos em nome de Cristo, nº 3, 1985). A Meditação nos leva à consciência da nossa filiação divina pelo batismo. Ao abrirmos o nosso coração, para esvaziá-lo das fraquezas que dificultam a nossa caminhada e limitam o nosso crescimento, damos a Deus a chance de enchê-lo com a sua presença amorosa. Não se trata de um acontecimento que vai se realizar no futuro. Deus nos fala agora. Ele age e nos conduz.
Por que Meditar? Nas palavras de John Main, já citado, “simplesmente para nos prepararmos para receber a plenitude, a vida e a luz para as quais fomos criados”. Então, boa Meditação a todos.
 
Silvia e Glauco CRR SC I
Carta Mensal - Fevereiro de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário