English Spain Français Deutsch Italian

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

JESUS E O MANDAMENTO DO AMOR



 Jesus Cristo nos convida a entrar na lógica do amor de Deus, nos ensina a perder para ganhar.

O Senhor Jesus Cristo nos coloca diante da lógica do amor de Deus: “Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la” (Lc 17, 33). Como compreender essas palavras de Jesus? Como alguém, perdendo a sua vida vai conservá-la? Jesus diz essas palavras para alertar os seus discípulos do perigo de se deixarem influenciar por outras doutrinas. Pois, “acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo” (2 Jo 7). Estes sedutores estão no mundo, por isso, o Senhor nos chama a atenção para o perigo de nos afastar de Deus, dos seus mandamentos, da sua vontade, deixando-nos seduzir pelas coisas deste mundo e pelas falsas doutrinas.
Nos dias de Noé, crescia a maldade de homem sobre a Terra (cf. Gn 6, 5). Por isso, veio sobre o mundo o dilúvio, que inundou toda a Terra. Somente Noé, que encontrou graça diante de Deus, e os seus filhos sobreviveram. Hoje, nós também presenciamos o crescimento do mau sobre a Terra. Porém, não nos enganemos pensando que estamos salvos, pois, de certo modo temos uma parcela de culpa pelo mal que acontece no mundo.
João, o Discípulo Amado, nos recorda o mandamento que Jesus nos deixou: “amemo-nos uns aos outros” (2 Jo 5b). Como filhos amados por Deus, somos chamado a amar como Jesus nos amou, ou seja, tomando a nossa cruz e seguindo-O até o fim, até a morte dolorosa no Calvário. Em seu sacrifício na cruz, Jesus amou até mesmo os seus inimigos, por isso, nós também temos como dever amar aqueles que nos perseguem, que nos maltratam. Mas, quem de nós ainda não abandonou o Mestre, ainda que por uma vez, a cruz e o mandamento do amor?
O Senhor nos convida a fazer um exame de consciência, a olhar para dentro de nós mesmos e perceber quanto ainda nosso coração precisa de conversão. Deus nos criou por amor e para o amor, mas muitas vezes amamos a nós mesmos, de forma egoísta. Não queremos partilhar os nossos bens, o nosso tempo, o nosso conhecimento. Queremos tudo para nós mesmos, esquecemos do mandamento do amor ao próximo e somos inundados pelo dilúvio do vazio, da solidão, da mágoa, do ressentimento.
Hoje, o Senhor nos chama a “perder” a nossa vida neste mundo para ganhá-la no Reino dos Céus. Por isso, vamos perder nosso tempo ajudando as pessoas que mais precisam; vamos perder os nossos bens para que nosso próximo possa ganhar; vamos “perder” nosso tempo ensinando as coisas de Deus a tantas pessoas que padecem por falta de conhecimento. Não tenhamos medo de perder a nossa vida por amor ao próximo. Pois, o Senhor nos garante que quem a perde, vai conservá-la (cf. Lc 17, 33b).
Assim, vivamos o amor, a entrega total ao desígnio de salvação que Deus tem para cada um de nós. Olhemos para a vida da Virgem Maria, que “perdeu” sua vida para que se realizasse a vontade de Deus e nos confiemos a ela, pois ao perder a sua vida, ela a conservou. Ela está na presença de Deus intercedendo por cada um de nós, e está sempre pronta a nos ajudar naquilo que lhe pedirmos. Por isso, confiemos a ela toda a nossa vida, pois perdendo-a, vamos conservá-la para a vida eterna.

Postado por  http://blog.cancaonova.com/tododemaria/jesus-e-o-mandamento-do-amor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário