quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ELEIÇÃO DO CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE

Como a vida das ENS acontece dentro das Equipes de base, sabemos da importância de um Casal Responsável de Equipe, escolhido pelos demais membros da equipe sob a inspiração do Espírito Santo, para durante um ano, zelar pela boa marcha da equipe e estimulá-la na caminhada para Deus. É um serviço gratuito, é um apelo a um amor maior, uma responsabilidade no plano espiritual e um engajamento na Igreja e no mundo.
Cada um de nós, casal equipista, tendo consciência do compromisso assumido com o Movimento, de seguir toda essa proposta de santificação, devemos estar sempre disponíveis para assumir a condição de Casal Responsável de nossa equipe de base.
A escolha do novo CRE é feita no mês anterior ao do balanço. Portanto, a eleição é feita no mês de outubro; o balanço da equipe no mês de novembro, e a posse do novo casal escolhido é feita logo a seguir, ainda no mês de novembro ou dezembro o mais tardar.
A posse do novo casal independe do EACRE. (CMde outubro de 1997). O manual “O Casal Responsável de Equipe” diz que “o casal escolhido coloca-se disponível ao Senhor, para que o Espírito possa agir nele e através dele. Entretanto, no plano humano, faz-se necessário um esforço de renúncia e doação, para que a vida de sua equipe seja uma escola de caridade, na busca da santificação dos casais, proposta pela pedagogia do Movimento”.
Além de um Manual próprio para o CRE, podemos recorrer a muitos outros documentos que as ENS colocam a nossa disposição, que são fontes muito úteis e ricas de formação no Movimento, para o bom desempenho da missão de CRE. Podemos e devemos também recorrer à doce proteção de Maria, padroeira e intercessora junto a seu Filho Jesus.
Se você, irmão equipista, não se sente capacitado para o serviço, capacite-se depois; coloque-se nas mãos do Senhor e deixe-se guiar por Ele de maneira abnegada. Lembre-se de que o CREexerce o seu serviço com a ajuda do SCE e dos seus irmãos de Equipe que são seus corresponsáveis. Finalmente, lembremo-nos de que: “Podemos ser chamados para muitas coisas: para obedecer, para servir, para seguir... Sim, tudo isso está incluído no chamado para amar “mais”. Amar mais o Senhor, amar mais os irmãos e as irmãs, amar mais a Igreja, amar mais o próximo.” (A Responsabilidade nas Equipes de Nossa Senhora).
Isis e Ronaldo
CRR Minas IV
Três Corações-MG
(Publicado na Carta Mensal de outubro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário