English Spain Français Deutsch Italian

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

12 DE OUTUBRO - DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - PADROEIRA DO BRASIL

N. S. Aparecida, padroeira do Brasil

Em outubro de 1717 passavam pela vila de Guaratinguetá, em São Paulo, o governador, o Conde Assumar e Dom Pedro de Almeida. Para recebê-los, os pescadores preparavam um evento onde apresentariam todos os peixes que pudessem pescar. Mas, por várias vezes, as redes jogadas ao rio voltaram vazias até que João Alves tirou das águas, para sua surpresa, a imagem de uma senhora sem cabeça. Ao jogar a rede novamente, surpresa maior: ele viu surgir a cabeça que faltava daquela imagem que fora recolhida. Depois disso, as redes que foram jogadas novamente voltaram repletas de peixes.
Aquela imagem, desde então, passou a ser visitada em reuniões semanais no vilarejo. Numa das vezes, as luzes que iluminavam a imagem da Virgem se apagaram de repente, para logo depois se acenderem sozinhas. Estava feito o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida.
De lá para cá, os devotos jamais se cansaram de sair em romaria, para chegar aos pés da Virgem. Nossa Senhora Aparecida, considerada a Padroeira do Brasil, tem sua festa maior celebrada no dia 12 de outubro, data que, desde 1988, é marcada como feriado nacional. Sua monumental basílica à beira do rio Paraíba, na cidade de Aparecida do Norte, foi consagrada pelo papa João Paulo II em 1980.
Hoje, o Senhor Jesus, através da devoção à sua Mãe Santíssima, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, diz a todos nós: O dom maior que podemos fazer à Igreja e ao mundo é a santidade. Preocupando-nos com aquilo que a Igreja se preocupa, ou seja, que muitos homens e mulheres do nosso tempo sejam conquistados pelo fascínio de Cristo; que o seu Evangelho volte a brilhar como luz de esperança para os pobres, os doentes, os que têm fome de justiça; que as comunidades cristãs sejam sempre mais vivas, abertas, atraentes; que as nossas cidades sejam hospitaleiras e habitáveis para todos; que a humanidade possa seguir os caminhos da paz e da fraternidade.
A nós, casais e sacerdotes pertencentes ao Movimento das Equipes de Nossa Senhora, cabe testemunhar a fé mediante as virtudes que nos são específicas, conforme a vocação de cada um: a fidelidade e a ternura na família, a competência no trabalho, a tenacidade no servir ao bem comum, a solidariedade nas relações sociais, a criatividade ao empreender obras úteis à evangelização e à promoção humana. A nós cabe também mostrar, em meio às turbulências e incompreensões, que o Evangelho é atual, e que a fé não nos subtrai à história, mas nos imerge mais profundamente nela.
Pe. Juvaldes Fernandes
SCE do Setor B - S.Gonçalo, Setor C- Niterói e de 07 EquipesRio de Janeiro-RJ

(Publicado na Carta Mensal de outubro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário