English Spain Français Deutsch Italian

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BALANÇO GERAL

Assim diz o Senhor dos exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram!” (cf. Ag 1,1-11). De tempos em tempos, é saudável parar e fazer uma avaliação de desempenho. As empresas, obrigatoriamente, preparam os seus balanços anuais. Empresários mais dedicados vão além e não dispensam os balancetes mensais ou, até mesmo, semanais. Eles sabem que é importante verificar os resultados de suas ações, para mudá-las quando necessário. Caso contrário, o indesejado prejuízo pode aparecer e levá-los à falência. Na vida espiritual é semelhante.
Periodicamente é bom fazer um “balanço”.
O texto de Ageu está num contexto interessante. Como o povo não parava para fazer o “balanço geral”, tão necessário, Deus mesmo apresentou um balanço que havia feito da vida deles e desafiou-os a analisarem os resultados e os caminhos que levaram até aqueles resultados. Eles viviam num corre-corre incessante, que dava em quase nada de positivo. Tinham várias preocupações com o bem-estar pessoal, enquanto negligenciavam os assuntos que envolviam Deus. No caso específico deles, tratavam com descaso o templo do Senhor, que estava em ruínas, ao mesmo tempo em que viviam demasiadamente preocupados com o conforto e o embelezamento das próprias casas. O balanço era claro: mostrava que Deus não era prioridade.
Ainda que em situações diferentes, o apelo deste texto continua atual. Também nós, olhando para nossa condição espiritual, podemos nos perguntar se nossos caminhos, aqui sinônimo de atitudes, têm nos levado a lugares que estão de acordo com o desejo de Deus.
Sempre é ora para um bom balanço. Pare e analise! Veja por onde seus caminhos o têm levado e, se por acaso você percebe que eles não destacam Deus como prioridade, peça perdão e volte atrás. Mude suas atitudes. Ou, no linguajar da Bíblia, trilhe por outros caminhos. Sua situação presente tem boas chances de ser o resultado de ações do passado.
O balanço do cristão só é positivo quando mostra Deus como prioridade.
(Extraído do livro “Pão Diário”, Editora União Cristã)
Colaboração de Mara e João, CRR SC II
Lages - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário