English Spain Français Deutsch Italian

terça-feira, 27 de março de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA DO NOSSO MOVIMENTO


Uma mensagem de Agnes e Ivan Silvério para todos os membros de CNSE - Comunidades Nossa Senhora da Esperança em Cantinho Pe.Caffarel (não oficial)!
Formação
Recebemos alguns pedidos para falarmos um pouco da história do nosso Movimento que ainda não teria sido percebida por todos. Assim seguem algumas informações que julgamos importantes:
1 – Como surgiu:
Foi uma iniciativa da Da. Nancy Cajado Moncau, ocorrida em Fevereiro de 2003, a época com 93 anos de idade. Baseou-se na experiência do Pe. Caffarel que, ao longo da II guerra mundial, atendeu um pedido das jovens viúvas francesas (equipistas), cujos maridos haviam falecido em campos de batalha, iniciando com elas um trabalho de apoio no campo espiritual e religioso.
O grande mérito da Da. Nancy foi intuir que deveria adotar no Brasil a mesma linha metodológica das Equipes de Nossa Senhora e acolher, além de quem vive o estado de vida da viuvez, também as pessoas sós, entendo-se como tal as Solteiras (já com certa idade) e também as Separadas ou Divorciadas que continuam sós.
2 – Objetivos
Após ser formada a Equipe de Trabalho aos poucos foi-se esboçando a proposta de um Movimento ainda sem nome, mas que tinha como pano de fundo a entre-ajuda fraterna, para mostrar que Deus, Pai amoroso, jamais iria desamparar ninguém, independente do seu estado de vida. Assim, a preocupação era que, em Grupos, novos caminhos e novas maneiras de viver fossem descobertas nos planos espiritual e religioso. Outra preocupação era mostrar que a solidão e a vida distante de Deus não tinha nenhum sentido. Já em “comunidade” ou pequenos grupos, uma (um) seria o instrumento da outra (outro) para fazer da provação não uma resignação, mas uma prova de confiança e amor na infinita bondade do Criador.
3 – Compromissos
Tratando-se de um novo Movimento da Igreja, para que se firmasse e se consolidasse, era indispensável que tivesse em sua proposta básica alguns compromissos que deveriam ser incorporados por quem dele viesse a fazer parte. Por compromissos, no plano estritamente religioso, subentende-se a aceitação amorosa, sincera e leal daquilo que é proposto, não como obrigação e sim como demonstração de confiança e espírito de pertença. Sem o chamado “compromisso” ou Regra, nosso Movimento teria vida curta. Dessa forma, foram definidos como “compromissos” o seguinte:
a)                  Esforço de Oração (prática diária): Leitura Bíblica; Meditação ou Oração Interior e Regra de Vida.
b)                  Reunião Mensal: Momento de acolher o amor de Deus, partilhar a vida e testemunhar os ganhos que vão sendo paulatinamente adquiridos.
c)                   Vida do Grupo ou da Comunidade: Não se forma uma pequena ecclésia ou Comunidade, apenas com uma reunião mensal. Dai ser importante que todas/os percebam que terminada a reunião formal, vem a vida do Grupo, ou seja, aquilo que une, ajuda, alegra, dá vida, como os encontros para um chá da tarde, passeios, reza do terço (seguido de um cafezinho) e tudo mais que o próprio grupo possa julgar interessante. A Vida do Grupo, como se percebe, precisa ser valorizada e incentivada.

4 – Retiro Anual ou Dia de Reflexão
Embora realizado apenas uma vez ao ano, a riqueza e os ganhos espirituais de participar de um Retiro ou Dia de Reflexão são inenarráveis. Quem deixa de participar, não avalia o que deixou passar ao largo. Outra coisa que precisa ser percebida é que esses eventos são exclusivos para quem vive o estado de vida da viúves ou de pessoa só.  Portanto, é bem diferente do que participar de um Retiro da Paróquia ou daqueles próprios para casais.
Observação: pedimos aos leitores desse Informativo que enviem sua opinião, sugestões, críticas – etc. para nos ajudar a melhorá-lo cada vez mais. Nosso objetivo é mostrar a caminhada do Movimento, publicar testemunhos, eventos realizados, passar informações, manter a unidade e por fim mostrar que estamos unidos e nos espalhando pelo Brasil afora.

Tereza P.Shoshima e o Casal Cleide e Valentim Giansante

Visite CNSE - Comunidades Nossa Senhora da Esperança em:
http://amigos-ens.ning.com/groups/group/show?id=3437977%3AGroup%3A20350&xg_source=msg_mes_group
--
Para controlar os e-mails que deseja receber emCantinho Pe.Caffarel (não oficial), vá para:
http://amigos-ens.ning.com/profiles/profile/emailSettings?xg_source=msg_mes_group

Nenhum comentário:

Postar um comentário