English Spain Français Deutsch Italian

domingo, 28 de agosto de 2011

A DEDICAÇÃO DA IGREJA MATRIZ AUXILIAR DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO



http://www.pnsassuncao.org.br/noticias/581-dedicacaoA dedicação de uma igreja é uma prática muito antiga nos ritos litúrgicos, tanto do Oriente como do Ocidente.
Neste ano de 2011 celebramos o 3º ano de Dedicação da Matriz Auxiliar. A celebração será dia (26) de agosto, às 19h30min e contará com a presença de vários sacerdotes. Na ocasião ainda se comemorará os 50 anos de sacerdócio de Dom Alano Maria Pena, arcebispo arquidiocesano.
A celebração da dedicação de uma igreja é feita pelo bispo diocesano com uma celebração solene e alegre, no caso de nossa Paróquia esse ritual já foi executado. É um modo de declarar publicamente que aquele edifício é dedicado ao louvor a Deus e à celebração da salvação divina através das ações litúrgicas, às orações da comunidade e orações pessoais.
O Pontifical Romano (livro tradicional da Igreja sobre celebrações), pede que as igrejas sejam dedicadas antes que as atividades litúrgicas sejam celebradas pela comunidade. Contudo, mesmo as igrejas onde já se celebram os sacramentos podem ser dedicadas.
Quando a igreja é dedicada, tudo o que nela se encontra, fonte batismal, cruz, imagens, órgão, sinos, estações da “via-sacra”, deve considerar-se abençoado e erigido com o próprio rito da dedicação, não sendo precisa nova bênção ou ereção. Toda igreja dedicada deve ter um Titular.
Anualmente pode-se celebrar o aniversário da dedicação, recordando o ato sagrado efetuado no local da dedicação.
Nesse terceiro ano de dedicação lembramos e louvamos a Deus por todas as graças alcançadas através desse altar e de tantas maravilhas que tem operado na vida de seu povo.
Por PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário