English Spain Français Deutsch Italian

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FORMAÇÃO: REGRA DE VIDA


O decreto Perfectae Caritatis, promulgado pelo Papa Paulo VI em 1965, no Sagrado Concílio Vaticano II, propõe-se a tratar da disciplina e vida de famílias e Ordens religiosas, bem como, de homens e mulheres leigos, confirmados na vocação e em plena comunhão de fé, que possuem o carisma e a função de libertar a secularidade do mundo, mediante o anúncio de Jesus Cristo, exortando-os a adaptarem as suas vidas às exigências modernas, renovando a vida religiosa sob o impulso do Espírito Santo e a orientação da Igreja, com o princípio de que o seguimento de Cristo proposto no Evangelho é a Regra de Vida suprema de todo Instituto, Ordem ou família religiosa.
A Regra de Vida é um instituto importante desde o início da vida da Igreja ao ponto de dizer que toda Ordem ou Congregação Religiosa, forçosamente, precisa escolher uma Regra de Vida. No Ocidente, a grande Regra monástica é a de São Bento, que data do século VI e se assenta nos dois grandes pilares da vida beneditina: Ora et Labora (reza e trabalha). Mais tarde, no século XIII, quando o Papa exige de Francisco de Assis uma regra para fundar a sua Ordem Religiosa, ele diz ao Papa que o Evangelho há de ser a sua Regra, o que lhe é negado e então Francisco redige-a, apresenta-a ao Papa que a acha muito severa, mas, que acaba por promulgá-la. E São Domingos, que já vivia a Regra de Santo Agostinho resolve adotá-la para os seus frades, sendo esta a mais famosa das Regras de Ordens Religiosas, tendo como princípios fundamentais a pobreza, castidade, obediência, desapego do mundo, repartição do trabalho, dever mútuo de superiores e irmãos, caridade fraterna, oração, abstinência comum e proporcional à força do indivíduo, cuidado dos doentes, silêncio, leitura e a vida em fraternidade.
 Nota-se que Regra de Vida é uma exigência de Cristo para quem deseja libertar-se de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana, almejam a salvação e se dispõem a serem fermento na massa, sal e luz do mundo. Com igual exigência a Regra de Vida precisa estar presente na vocação laical ao estado de vida matrimonial, quando somos chamados a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a constituir família. A família que é chamada a constituir a Igreja doméstica.
E o Movimento das Equipes de Nossa Senhora fundado pelo Padre Henri Caffarel não poderia ficar indiferente ao esforço presente na Regra de Vida, e desde o princípio a instituiu entre os seus tesouros, denominados pontos concretos de esforço, que nos são oferecidos para crescimento da espiritualidade conjugal e auxílio na caminhada rumo à santidade. A Regra de Vida, que significa para nós um esforço, que pode ser individual ou do casal, visando a uma mudança hábitos, atitudes, gestos, palavras ou até pensamentos que estabeleçam barreiras à boa convivência na vida matrimonial, com os filhos, a família ou na vida social, assim como àqueles que sejam entraves para a nossa vida de oração, de amor e doação a Deus e ao próximo. As melhores Regras de Vida normalmente resultam do reconhecimento de nossas faltas, de atos de arrependimento e humildade, e devem sempre ser estabelecidas a partir de um sério exame de consciência, para que possamos perceber as ações ou omissões que nos afastam de Jesus Cristo e nos impedem de entrar em comunhão com o mistério que a Igreja representa.
A Regra de Vida nos induz a uma melhoria da disciplina cristã, começando por dar pequenos passos de cada vez, por exemplo, com o casal equipista assumindo o compromisso de realização de algum dos pontos concretos de esforço que lhes cause mais dificuldades. Santo Agostinho ao elaborar a sua Regra de Vida, a concluiu com essa linda oração: “Conceda o Senhor que observeis tudo isto com agrado, como amantes da beleza espiritual, exalando em vosso comportamento o bom odor de Cristo, não como servos sob o peso da lei, mas como homens livres sob a força da graça. Mas, para que possais ver-vos neste pequeno livro como num espelho e nada se deixe de cumprir, por esquecimento, leia-se uma vez por semana. E se vedes que cumpris todas as prescrições aqui apresentadas, dai graças a Deus, distribuidor de todos os bens; se, porém, algum de vós reparar haver falhado em alguma coisa, lamente o passado, precavenha-se para o futuro, rogando a Deus lhe perdoe a sua falta e não o deixe cair na tentação. Amém.”

Deborah e Rubens José 
Equipe do Enfoques